Razões para se envolver!
Por que as escolas devem iniciar uma Equipe de Pebolim?
Neste espaço vamos apresentar um projeto que estamos idealizando implementar no Brasil. O Foosball Clubs USA cresceu a partir dos esforços e sucessos organizacionais de John O’Brien, um instrutor de Educação Tecnológica do Distrito Escolar North Rose-Wolcott no Condado de Wayne, Nova York – EUA.
História do Foosball Clubs USA
O que começou como apenas uma ideia modesta na primavera de 2011, formando uma equipe de pebolim escolar local em um pequeno distrito no interior de Nova York, agora se transformou em uma organização sem fins lucrativos totalmente incorporada dedicada à formação de equipes escolares de pebolim em todos os Estados Unidos. Estados.
O Foosball Clubs USA, Inc, continua a fazer parcerias com educadores, pais, jogadores de pebolim e empresas interessadas para desenvolver equipes de pebolim em suas escolas e comunidades locais.
A partir de 2009, O’Brien operou um programa casual de pebolim em sua escola, usando uma velha mesa de pebolim que trouxe de casa. Durante um período de dois anos, o interesse por pebolim entre seus alunos chamou a atenção dos funcionários e administradores da escola.
John O'Brien
∗1956 / †2022
Foosball Clubs USA, INC
Em 2011, o pebolim tornou-se uma atividade oficial da escola quando uma aula de pebolim foi incorporada ao programa After School das 15h às 17h no Ensino Médio. Depois de ver o sucesso do programa de pebolim e reconhecer o grande interesse dos alunos, o Diretor do Ensino Médio comprou uma mesa de pebolim para ser disponibilizada durante o almoço na escola.
Ao administrar o Programa de Foosball After School em sua escola, o Sr. O’Brien reconheceu que, para muitos de seus alunos, o pebolim tornou-se muito mais do que apenas uma atividade agradável após a escola. Ele percebeu que, para um segmento específico da população estudantil, o programa de pebolim era a única atividade escolar, esporte ou clube com a qual eles sentiam alguma conexão. Para esses alunos, o pebolim tornou-se sua conexão com a instituição escolar e a comunidade. O pebolim havia se tornado seu time, seu clube, sua escola.
Portanto, em fevereiro de 2015, o Sr. O’Brien, juntamente com alguns outros educadores, formou o Foosball Clubs USA, Inc com o propósito expresso de introduzir o pebolim nas escolas para ser usado como uma ferramenta para ajudar a se conectar com os alunos.
A partir de 2021, o Foosball Clubs USA tem associação com trinta (30) programas de pebolim escolar / juvenil em dez (10) estados.
As escolas participantes oferecem uma variedade de programas de pebolim escolar, incluindo: Programas Pós-Aula, atividades na hora do almoço, períodos recreativos pré e pós-escolares, equipes escolares de pebolim, equipes interescolares de pebolim e torneios mensais de pebolim para toda a comunidade.
Foosball Clubs USA, Inc agora desenvolveu programas para equipar jogadores que não são de pebolim para iniciar e executar programas de pebolim em sua escola. Currículo e treinamento estão agora disponíveis para preparar professores de educação física, coordenadores pós-escolares, conselheiros de acampamento e outros adultos atenciosos que trabalham com jovens, como iniciar e executar um programa de pebolim, mesmo que eles próprios não sejam jogadores experientes de pebolim.
Por que iniciar um programa de pebolim em sua escola?
Construindo o trabalho em equipe e o espírito esportivo através do envolvimento dos alunos
1. Envolvimento dos alunos – O pebolim oferece um novo caminho para as escolas se conectarem com determinados alunos. Muitos alunos não participam das atividades escolares atuais de esportes tradicionais. No entanto, muitos desses mesmos alunos são atraídos para um programa de pebolim.
2. Construindo pontes – O pebolim tem o potencial de reunir alunos que não pertencem às mesmas atividades escolares. Os membros da equipe e os pais também podem participar com os alunos por meio de atividades de pebolim centradas na comunidade.
3. Criar Mentalidade de Equipe – O Programa Equipes Escolares de Pebolim pode se tornar o ‘time’ para os alunos não envolvidos em outros esportes escolares, devido a idade, interesse ou restrições de tempo. Alguns alunos são jovens demais para se envolverem em esportes escolares tradicionais. Outros não podem comprometer o tempo exigido pelas equipes esportivas da escola. No entanto, esses mesmos alunos poderiam participar de uma Equipe Escolar de Pebolim, que permite jogadores mais jovens que não tem os mesmos compromissos de tempo de um time esportivo escolar tradicional.
4. Igualdade de Oportunidades para Jogadores Masculinos e Femininos – o pebolim é um esporte em que jogadores masculinos e femininos podem competir em um nível igual durante o ensino fundamental e médio. Força e tamanho não são fatores definidores ao competir no pebolim.
5. Recreação ao longo da vida – o pebolim pode ser uma atividade recreativa ao longo da vida. Existem inúmeras organizações internacionais e no Brasil o CBP para promover o esporte.
Para assistência específica e direcionada para iniciar um Programa Escolar de Pebolim em sua escola pública ou particular, entre em contato com o Clube Brasileiro de Pebolim – CBP pelo e-mail secretaria@cbp.esp.br.